sábado, 6 de julho de 2013

UNIDADE IV



CURSO E-PROINFO 100 HORAS- UNIDADE IV



ATIVIDADE 4.1
CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA
Curso Eproinfo: 100 horas
Cursistas:    
Cíntia Clésia Paiva
Maria Clarice Alves Fonseca
Valderice Moreira Matos
Waldhett Barbosa Matos

Formadora: Maria de Lourdes Matos

                                               APRENDIZAGEM    X  CRIATIVIDADE

             Os vídeos sugeridos na unidade IV nos incitam e nos levam a confirmar que por meio da tecnologia digital, do talento e da criatividade, o homem é capaz de criar, oportunizar e inovar situações de aprendizagens significativas na prática pedagógica.         Vale ressaltar ainda, que pode se criar técnicas valiosas para um aprendizado eficiente utilizando o que temos ao nosso alcance, assim como fez o professor Lucas com o bloco “O passo”, disponível em  http://youtu.be/L3XlxbNxjqg. Entretanto, é preciso que o educador tenha ousadia e abuse da imaginação.
Em relação ao vídeo “Coieda”, se bem observarmos as formas geométricas, percebemos que as imagens, as cores, os movimentos e música se harmonizam produzindo um efeito sensacional, sendo essa possibilidade alcançada por meio da tecnologia digital.  É um rico material para se trabalhar as formas geométricas e também, produção de texto.
Outro exemplo interessante de tecnologia digital está no vídeo “Guitar Man” demonstrando que o uso de balões pode produzir sons significantes.  Um verdadeiro show de criatividade, originalidade e tecnologia!
No terceiro vídeo supracitado, “O Passo”, o professor Lucas Ciavatta nos apresenta uma criação de um ritmo musical dançante usando apenas movimentos do corpo, palmas e voz.  Fruto de um trabalho em grupo em que a disciplina e a união contribuem para o resultado do todo. Um verdadeiro espetáculo!
 Refletindo acerca da rotina escolar, percebe-se que a mesma é bem semelhante ao trabalho do bloco “O Passo”, visto que para alcançar o fim desejado que é a aprendizagem do aluno, a integração entre os professores que a compõem é fundamental. É preciso buscar e encontrar harmonia, criatividade, prazer, alegria, participação, talento e, sobretudo, responsabilidade e disciplina no desempenho das tarefas delegadas a cada um.  Logo, para se obter sucesso nenhum pode sair do ritmo, caso ocorra qualquer deslize entre as partes envolvidas, torna-se necessário buscar meios alternativos para acertar o passo e retomar o equilíbrio. O resultado do trabalho em  equipe é que faz a diferença.
                                                                                                         

                                                                                                  

                                                  
                                                                                              
                                                                                          
                                                                                                  

ATIVIDADE  4.2

RELATO DE VISITA AO PORTAL DO PROFESSOR/ MEC

O portal do professor é um ambiente virtual de grande importância para o professor, uma vez que oferece inúmeras oportunidades para que o educador enriqueça seu trabalho por meio de leituras, interação, etc..
Ao navegar livremente, percebemos a riqueza disponível nesse ambiente, pois, até então, restringíamos apenas às sugestões de planos de aula. Entretanto, ao conhecê-lo melhor, deparei com uma diversidade de informações que, às vezes, passa despercebida ou talvez, por falta de informação não são acessadas. Trata-se, sem dúvida alguma, de um suporte valiosíssimo para o professor, rico em informações e de abordagens simples.
Dentre os vários ambientes oferecidos, destacamos a sala de aula, que é um espaço de suma importância no dia a dia do professor; principais jornais do país; pesquisas e leituras imprescindíveis na formação e atualização do educador; jogos educativos; projetos escolares e sociais; museus; infográficos; bibliotecas, dentre outros.
Portanto, é um espaço que oportuniza ao docente manter-se atualizado e preparado para acompanhar as mudanças de um mundo que se encontra em constante evolução.


Equipe:
Cíntia Clésia Paiva
Maria Clarice Alves Fonseca
Valderice Moreira Matos
Waldhett Barbosa Matos

 
                                                                                                  

ATIVIDADE  4.3

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Curso Eproinfo: 100 horas
Cursistas:    
Cíntia Clésia Paiva
Maria Clarice Alves Fonseca
Valderice Moreira Matos
Waldhett Barbosa Matos

Formadora: Maria de Lourdes Matos

            Ao fazer uma leitura atenta do artigo "Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis”, do professor Sílvio Costa, observamos que os fatos relatados por ele, no decorrer da sua pesquisa de campo, se convergem e se assemelham aos presentes no nosso contexto educacional.
             Sabemos que hoje a escola conta com jornais, revistas, computadores, câmera digital, filmadora, data show, data bolt e outros, mas é necessário investir na capacitação dos profissionais, pois de nada adianta a escola possuir todos esses recursos e não saber fazer uso dos mesmos.
            Confrontando com a nossa realidade no que diz respeito ao uso das mídias na escola, nota-se, que um grupo de professores ainda em capacitação, já faz uso de tais recursos de forma mais conveniente e significativa, incorporando-os na sua prática pedagógica, com orientação, planejamento prévio e direcionamento das atividades propostas, ensinando aos alunos a serem criativos e críticos para compreenderem o uso adequado e finalidade de tais recursos. Entretanto, há um outro grupo de professores, os quais, usam-nos apenas de forma ilustrativa para o enriquecimento de suas aulas, sem estabelecer nenhum objetivo. Outros, porém, justificam que ainda não possuem o domínio para lidar com equipamentos tecnológicos, não sabem, portanto, como operá-los.
            A contemporaneidade é marcada por uma explosão de recursos tecnológicos revolucionários com os mais diversos aparelhos com design diferenciado e incrível, desempenho inteligente, com imagens mais nítidas e sons mais vibrantes.  É nesse emaranhado de modernidade que os jovens de hoje estão envoltos e sabem como manuseá-los muito bem, porque vêm de uma geração que já nasceu conectada com o mundo virtual. Nesse contexto, como uma escola deixará de empregar as tecnologias no ensino, na formação e aperfeiçoamento desses jovens? É preciso, então, buscar introduzir as mídias remodelando a forma de ensinar.

                                                                                                  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário