CURSO E-PROINFO 100 HORAS- UNIDADE IV
ATIVIDADE 4.1
CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA
Curso Eproinfo: 100 horas
Cursistas:
Cíntia Clésia Paiva
Maria Clarice Alves Fonseca
Valderice Moreira Matos
Waldhett Barbosa Matos
Formadora: Maria de Lourdes Matos
APRENDIZAGEM X
CRIATIVIDADE
Os vídeos sugeridos na unidade IV nos incitam
e nos levam a confirmar que por meio da tecnologia digital, do talento e da
criatividade, o homem é capaz de criar, oportunizar e inovar situações de
aprendizagens significativas na prática pedagógica. Vale ressaltar ainda, que pode se
criar técnicas valiosas para um aprendizado eficiente utilizando o que temos ao
nosso alcance, assim como fez o professor Lucas com o bloco “O passo”,
disponível em http://youtu.be/L3XlxbNxjqg.
Entretanto, é preciso que o educador tenha ousadia e abuse da imaginação.
Em
relação ao vídeo “Coieda”, se bem observarmos as formas geométricas, percebemos
que as imagens, as cores, os movimentos e música se harmonizam produzindo um
efeito sensacional, sendo essa possibilidade alcançada por meio da tecnologia
digital. É um rico material para se
trabalhar as formas geométricas e também, produção de texto.
Outro
exemplo interessante de tecnologia digital está no vídeo “Guitar Man”
demonstrando que o uso de balões pode produzir sons significantes. Um verdadeiro show de criatividade,
originalidade e tecnologia!
No
terceiro vídeo supracitado, “O Passo”, o professor Lucas Ciavatta nos apresenta
uma criação de um ritmo musical dançante usando apenas movimentos do corpo,
palmas e voz. Fruto de um trabalho em
grupo em que a disciplina e a união contribuem para o resultado do todo. Um
verdadeiro espetáculo!
Refletindo acerca da rotina escolar,
percebe-se que a mesma é bem semelhante ao trabalho do bloco “O Passo”, visto
que para alcançar o fim desejado que é a aprendizagem do aluno, a integração
entre os professores que a compõem é fundamental. É preciso buscar e encontrar
harmonia, criatividade, prazer, alegria, participação, talento e, sobretudo,
responsabilidade e disciplina no desempenho das tarefas delegadas a cada
um. Logo, para se obter sucesso nenhum
pode sair do ritmo, caso ocorra qualquer deslize entre as partes envolvidas,
torna-se necessário buscar meios alternativos para acertar o passo e retomar o
equilíbrio. O resultado do trabalho em
equipe é que faz a diferença.
ATIVIDADE
4.2
RELATO DE VISITA AO PORTAL DO PROFESSOR/ MEC
O portal
do professor é um ambiente virtual de grande importância para o professor, uma
vez que oferece inúmeras oportunidades para que o educador enriqueça seu
trabalho por meio de leituras, interação, etc..
Ao
navegar livremente, percebemos a riqueza disponível nesse ambiente, pois, até
então, restringíamos apenas às sugestões de planos de aula. Entretanto, ao
conhecê-lo melhor, deparei com uma diversidade de informações que, às vezes,
passa despercebida ou talvez, por falta de informação não são acessadas.
Trata-se, sem dúvida alguma, de um suporte valiosíssimo para o professor, rico
em informações e de abordagens simples.
Dentre os
vários ambientes oferecidos, destacamos a sala de aula, que é um espaço de suma
importância no dia a dia do professor; principais jornais do país; pesquisas e
leituras imprescindíveis na formação e atualização do educador; jogos
educativos; projetos escolares e sociais; museus; infográficos; bibliotecas,
dentre outros.
Portanto,
é um espaço que oportuniza ao docente manter-se atualizado e preparado para
acompanhar as mudanças de um mundo que se encontra em constante evolução.
Equipe:
Cíntia Clésia Paiva
Maria Clarice Alves Fonseca
Valderice Moreira Matos
Waldhett Barbosa Matos
ATIVIDADE
4.3
LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Curso Eproinfo: 100 horas
Cursistas:
Cíntia Clésia Paiva
Maria Clarice Alves Fonseca
Valderice Moreira Matos
Waldhett Barbosa Matos
Formadora: Maria de Lourdes Matos
Ao
fazer uma leitura atenta do artigo "Mídia-Educação no contexto escolar:
mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental
de Florianópolis”, do professor Sílvio Costa, observamos que os fatos relatados
por ele, no decorrer da sua pesquisa de campo, se convergem e se assemelham aos
presentes no nosso contexto educacional.
Sabemos que hoje a escola conta com jornais,
revistas, computadores, câmera digital, filmadora, data show, data bolt e
outros, mas é necessário investir na capacitação dos profissionais, pois de
nada adianta a escola possuir todos esses recursos e não saber fazer uso dos
mesmos.
Confrontando
com a nossa realidade no que diz respeito ao uso das mídias na escola, nota-se,
que um grupo de professores ainda em capacitação, já faz uso de tais recursos
de forma mais conveniente e significativa, incorporando-os na sua prática
pedagógica, com orientação, planejamento prévio e direcionamento das atividades
propostas, ensinando aos alunos a serem criativos e críticos para compreenderem
o uso adequado e finalidade de tais recursos. Entretanto, há um outro grupo de
professores, os quais, usam-nos apenas de forma ilustrativa para o
enriquecimento de suas aulas, sem estabelecer nenhum objetivo. Outros, porém,
justificam que ainda não possuem o domínio para lidar com equipamentos
tecnológicos, não sabem, portanto, como operá-los.
A
contemporaneidade é marcada por uma explosão de recursos tecnológicos
revolucionários com os mais diversos aparelhos com design diferenciado e incrível,
desempenho inteligente, com imagens mais nítidas e sons mais vibrantes. É nesse emaranhado de modernidade que os
jovens de hoje estão envoltos e sabem como manuseá-los muito bem, porque vêm de
uma geração que já nasceu conectada com o mundo virtual. Nesse contexto, como
uma escola deixará de empregar as tecnologias no ensino, na formação e
aperfeiçoamento desses jovens? É preciso, então, buscar introduzir as mídias
remodelando a forma de ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário