sexta-feira, 12 de abril de 2013

PORTIFÓLIO DO CURSO DE 100 HORAS
EPROINFO-TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S






CURSISTA:VALDERICE MOREIRA MATOS
TURMA DA E.E.PROFESSORA MARIA MACHADO
FORMADORA: MARIA DE LOURDES MATOS
MIRABELA/MG 

 Conceituando Hipertexto


Hipertexto
“O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível”.
(Lindomar)
           
            Na trajetória da humanidade a maioria dos registros era feitos em formatos unidimensionais, nos quais não havia uma ruptura com a temporalidade linear. No entanto, na contemporaneidade, o excesso de informação, levou o homem a garimpar outros mecanismos de leitura e escrita aos quais se pudessem acoplar outros dados pertinentes ao tema investigado. Surge então o hipertexto: termo criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita e leitura não linear na informática.
O hipertexto é  um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informações em forma de imagens, sons ou blocos de textos, cuja entrada ocorre por meio de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links remetem a informações complementares que funcionam como suporte ou esclarecimento do texto principal. Dessa forma podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto.
Apesar de o hipertexto ser mais recorrente na tecnologia computacional, uma vez que oferece ao internauta interfaces interativas capazes de, a partir de um clique em um link, conduzi-lo imediatamente a novas informações, este se mostra presente também em outras formas de escrita convencionais, nos quais os autores procuram promover a compreensão individual da sua escrita, sem distanciar-se da ideia central.
De acordo com o professor Lindomar:

A televisão, o cinema, e outras áreas das artes e do entretenimento também vêm trabalhando com a ideia do hipertexto, até mesmo para alcançar o público hoje mais hiperativo, que vive uma contemporaneidade fragmentada, numa contagem regressiva do tempo de seus afazeres. Há filmes que apresentam algumas pequenas histórias, que parecem independentes umas das outras, porém a essência de cada uma faz parte de um único enredo desenvolvido pelo autor.

Revela-se muito pertinente e esclarecedora a colocação de Lindomar em destacar que o hipertexto ramifica-se para as demais áreas; visto que a hiperatividade faz parte da vida do homem moderno, cabe a todos os escritores trabalhar com a ideia da hipertextualidade, para que assim, alcance o sucesso e atraia mais olhares para sua escrita.

Referências Bibliográficas

LINDOMAR. Hipertexto. Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/>. Acesso em: 15 fev. 2013.






PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA MACHADO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA                
 SÉRIE: 1º ano – Ensino Médio
Professoras: Waldhett Barbosa Matos
                          Maria Clarice Alves Fonseca
                          Valderice Moreira Matos


TEMA: A mulher ao longo da história

 TEMPO PREVISTO: 03 horários de 50 minutos.

 CONTEÚDO:  Análise do conto “A Gaiola”, de Augusta Faro.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •   inferir as características, o contexto histórico e literário do gênero do conto;
  •  desenvolver  a   sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
  • apropriar do comportamento de leitor  por meio de socialização de atividades desenvolvidas pelos professores e pelos colegas;
  •  apreciar a literatura explorando texto literário com seus elementos constitutivos e sua relação com o contexto de criação.


PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
  •   pesquisa na Internet;
  •  projeção de vídeo exibida no data show;
  •   trabalho em grupo;
  • aula expositiva dialogada;
  • apresentação de trabalhos.


RECURSOS  DIDÁTICOS:
  •   computador ligado à internet;
  • data show;
  •   vídeo;
  •   câmera digital;
  •   folhas xerocadas;
  •   lápis;
  • caneta esferográfica;
  •   folha  sulfite.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

Primeiro momento
Levantar-se-á o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero conto e suas classificações. A seguir, a professora da turma fará uma abordagem sobre o enredo, as características, tempo e personagens do gênero textual em estudo.
Após a explanação dada pela professora, levar os alunos ao laboratório de informática e pedir a eles para fazer uma pesquisa sobre o tema sugerido: “A mulher ao longo da história”, estabelecendo um prazo de aproximadamente, trinta minutos, para que eles possam fazer as anotações mais importantes e concluir os dados da pesquisa.
Todas as ações e envolvimento dos alunos, dentro do laboratório, serão observados e registrados pelos professores.

Segundo momento
Retornar à sala de aula.  Usando o data show a professora apresentará o vídeo:" A História das Mulheres”, de curta duração. Após a exibição desse, provocar uma discussão com os alunos sobre a temática enfocada no vídeo enfatizando, sobretudo, o papel da mulher ao longo da história.Todas as participações e procedimentos dos alunos em relação a aula serão registrados.

Terceiro momento
Distribuir para os alunos uma cópia xerocada do conto “A GAIOLA”, da autora Augusta Faro; pedir a eles para ler, discutir e analisar a representação da mulher dentro desse conto. A professora deverá orientá-los a fazer a leitura do texto compartilhando ideias e opiniões. Possibilitar a eles um tempo satisfatório para que eles possam ler e discutir entre si.
O momento deverá também ser observado e registrado pelos professores.

Quinto momento
A professora mediará um debate no qual os alunos usando como embasamento teórico o conto escrito, a pesquisa e o vídeo, farão a socialização dos trabalhos da aula daquele dia. A estratégia é definir a importância da representação feminina, comparando o tema em cada gênero estudado, conduzindo-os a ter uma visão crítica sobre a representação da mulher na sociedade ao longo da história.
Solicitar aos alunos que façam também a socialização extraclasse, uma vez que a maioria possui página no facebook.

Avaliação

Participação e a interação do aluno em todas as etapas das atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário