segunda-feira, 8 de abril de 2013

Relatório da atividade prática




RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
Atividade sugerida para ser realizada no laboratório de informática: pesquisa
            Essa atividade foi desenvolvida com uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Médio da E. E. Professora Maria Machado, os quais muito contribuíram para a realização deste trabalho. A proposta foi trabalhar gênero e as características do conto abordando o tema: “A mulher ao longo da história”, por ser um tema de grande amplitude elaboramos um roteiro para subsidiá-los na busca de informações na internet. A professora da turma já havia introduzido o conteúdo e nossa colaboração foi apenas na atividade prática no laboratório.
            1- Como era vista a mulher na sociedade patriarcal?
            2- Qual o perfil da mulher contemporânea?
           3-Atualmente, qual a participação da mulher nos espaços de poder? A posição ocupada pelo sexo feminino sempre foi a mesma ou sofreu alteração ao longo da história?
            4-Listar alguns nomes de mulheres que contribuíram para a cultura no Brasil   (escritoras, artistas...).
             Foi surpreendente o envolvimento dos alunos na realização dessa tarefa, apenas uma das equipes precisou de intervenção da professora, mas quando entendeu o assunto prosseguiu sem nenhuma dificuldade. Navegaram por vários sites sem se perderem ou desviarem do assunto; descobriram informações relevantes sobre o tema proposto. Além disso, cada equipe investigava seguramente sobre o tema buscando pontos de vista diferenciados, fizeram anotações de vários autores que escreveram a respeito da temática, chegando a conclusões interessantes.          
            Quanto ao relacionamento entre as equipes, durante o trabalho, foi harmonioso e perfeito, pois houve uma colaboração recíproca entre os componentes.
            Em se tratando de ambiente, não podemos dizer o melhor, uma vez que o laboratório de informática da escola está localizado num espaço físico muito pequeno, portanto não deu para acomodar adequadamente a todos. Sendo que, alguns alunos permaneceram em pé durante a pesquisa, contudo se dispuseram a fazer a atividade com muito interesse. Quanto aos computadores, todos estavam funcionando bem.
A pesquisa no laboratório durou aproximadamente cinquenta minutos. Em seguida, retornamos à sala de aula e fizemos a projeção de um vídeo de curta duração: “História das mulheres”, de Jhony Skeika, disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=_PJ0zyTF414, cujo assunto está relacionado com o tema da pesquisa e do conto a ser analisado posteriormente.
Logo após a exibição do vídeo, foi distribuída uma folha xerocada do conto “A Gaiola”, de Augusta Faro, para que eles pudessem ler o texto, discutir e realizarem anotações sobre a representação da mulher no conto em questão.
Em um momento posterior, foi realizado um debate, no qual os alunos fizeram colocações acerca da imagem feminina no conto analisado estabelecendo relações com a pesquisa realizada e o vídeo assistido.   
            Acreditamos que o objetivo proposto foi alcançado, pois houve entusiasmo, envolvimento, interesse e participação de todos; inclusive postagens no facebook pelos alunos acerca do trabalho desenvolvido.
            Vale ressaltar que, foi sugerida, por alguns alunos, a realização de mais aulas como as que foram realizadas no decorrer desse trabalho.
            Com relação às possibilidades de uso dessa aula por outras disciplinas, observamos que a temática do conto, vídeo e a pesquisa desenvolvida no laboratório de informática, bem como os procedimentos adotados, poderiam ser facilmente adaptados para outros contextos como as disciplinas: História, Sociologia e Filosofia, bem como nas extensões de séries do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Sendo que Filosofia abordaria a questão da emoção e a razão nos gêneros; História trabalharia a posição ocupada pela na mulher na sociedade patriarcal e a que ela ocupa na contemporaneidade; já na disciplina de Sociologia, exploraria como era a família na sociedade patriarcal, enfatizando a questão dos grupos sociais.


REGISTRO DIGITAL DE AULA PRÁTICA







terça-feira, 1 de maio de 2012

HORA DA LEITURA

                                                  
O Dia do Trabalho é uma data universal.
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
 
                             

quinta-feira, 19 de abril de 2012

HUMOR

ÁGUA NA CUIA

Estava o viajante morrendo de sede, perdido no meio da caatinga, debaixo de um sol escaldante, quando se deparou com uma casinha de taipa.

Imediatamente bateu palmas e logo apareceu um garotinho barrigudo de olhos remelentos.



- Você poderia me arranjar alguma coisa para beber? - pediu o viajante.



- Poderia sim, senhor!



Então, o menino desaparece para dentro da casa e logo volta com uma cuia imunda que entrega ao viajante.

O viajante olha meio enojado para a cuia, fecha os olhos e bebe tudo num gole só.



- Tava muito ruim? - pergunta o menino.



- Tava não, por quê?



- É que tinha um rato morto dentro da cuia.



- Seu filho da p(*)! - esbravejou o viajante, furioso. - Na hora que eu te pegar, quebro a cuia na sua cabeça!

E o menino:



- Faz isso não, moço, que essa cuia é da mãe mijar!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem Sou

Sou Vera, moro em Mirabela- MG., servidora pública, trabalho com Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Maria Machado. Amo de paixão as letras e a vida!!! Nas horas vagas curto minhas filhas Angélica e Anna. Beijiiiinhos....